Contador

Disputa pelo Governo em 2014 poderá ser uma "guerra de saias"

Ao observar o atual cenário politico-eleitoral, 2014 terá uma briga de saias para o governo do estado. De um lado a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tentará a reeleição e do outro lado, provavelmente a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) tentará voltar ao comando do governo.
Rosalba tentará a reeleição porque este é um legitimo direito seu. Mas certamente dirá que precisa de mais tempo para concluir a obra X ou Y.
Wilma de Faria deseja mesmo é ser senadora da República. Mas sabe que 2014 não é o momento, assim como não era em 2010. Tentou e ficou sem mandato. Depois da didática derrota, não deverá insistir em 2014. Pelo que observou na eleição deste ano, Wilma bateu forte em Rosalba.
Em Natal disse que o governo Rosalba não anda. Que está parado e que “não fez acontecer”, numa alusão ao slogan do atual governo. Enquanto Rosalba se concentrou em Mossoró, Wilma viajou a todas as regiões do estado para falar mal de Rosalba e apoiar seus candidatos.
Assim, Wilma se colocou como contraponto. Não disse que será candidata a governadora, mas criou o clima e as condições para liderar a oposição como candidata ao governo. Tem  palanque em muitos municípios e foi eleita vice-prefeita de Natal, fato que lhe possibilita estrutura e não lhe toma tempo. Assim, terá facilidade de percorrer as cidades. Outros nomes da oposição são: o vice-governador Robinson Faria (PSD), Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo (PDT). Destes apenas Robinson sinaliza com o desejo de disputar. Mas  sabe que Wilma tem mais chances de vencer Rosalba.
O alto índice de rejeição da governadora não significa uma derrota inevitável em 2014. O governo começa a chegar aos municípios e a reforma da secretaria deverá abrir mais espaço para o PMDB de Henrique e Garibaldi Alves, que já mandam em boa parcela.
Antes do resultado da eleição em Mossoró havia buchicho de que o partido dos bacuraus se afastasse do governo, mas com a vitória de Claudia Regina e mais espaço na máquina estadual deverá se consolidar o apoio a Rosalba. Assim, o partido continuará aliado do DEM no RN e aliado do PT na esfera federal. Muitos aliados procuraram Garibaldi sugerindo que volte a disputar o governo. Mas o senador quer continuar ministro. Quanto a Henrique, só pensa em presidir a Câmara Federal.
Pois bem, contados os votos de 2012, os olhares se voltam para 2014. Neste horizonte, a preço de hoje, aparecem a Rosa e a Guerreira. Confirmado este cenário teremos uma briga de saias. Algo que já virou rotina em Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário