Contador

Mulheres perdem espaço no Executivo na Grande Natal

Cefas Carvalho

Se, em 2008, foram eleitas 4 prefeitas nos 10 municípios da Grande Natal, em 2012, esse número caiu para uma ou duas (a reeleição de Graça Marques em Monte Alegre está sob júdice, pois tanto ela como o adversário Severino tiveram as candidaturas impugnadas).
Em 2008, foram eleitas Micarla de Sousa (Natal), Marilia Dias (Macaíba), Norma Ferreira (São José de Mipibu) e Graça em Monte Alegre. Micarla dediciu não tentar reeleição; Marilia perdeu para Fernando Cunha; Norma já havia sido reeleita, e não podia disputar; e Graça espera o resultado da Justiça. Dessa maneira, mesmo se Graça for decretada prefeita, o número de mulheres no Executivo na RMN terá caído significativamente.
Na verdade, mesmo em candidaturas, os números mostram a falta de mulheres. Em Natal, a eleição majoritária foi um verdadeiro “clube do Bolinha”, com seis candidatos do sexo masculino. E Natal tem tradição em ter mulheres disputando o pleito (Wilma de Faria disputou 4 vezes e venceu 3; e Fátima Bezerra disputou 4 vezes, de 1996 a 2008. Em 2000, Sonali Rosado também disputou). Em Parnamirim, 4 homens disputavam o voto do eleitorado. Disputas exclusivamente de homens também aconteceram em Extremoz (5 candidatos) e São José de Mipibu (3 candidatos).
Em Ceará-Mirim, a ex-prefeita Edinólia Melo (PSDB) perdeu para o prefeito Antônio Peixoto (PR). Em Vera Cruz, Marleide (PSD) perdeu a disputa para João Paulo, embora tenha obtido 39,50% dos votos válidos.

CURIOSIDADES
Caso curioso aconteceu em São Gonçalo do Amarante. Apesar da vitória tranquila do prefeito Jaime Calado (PR), nada menos que 3 mulheres tentaram a Prefeitura: Professora Teresa (PSDC) teve 27,94% dos votos; Ana Maria (PSC) obteve 5,82%; e Missionária Lourdes, do PRTB, teve a candidatura impugnada, mas aperece oficialmente no site do TRE como candidata.
Nísia Floresta estava destinada a ter uma mulher no poder. Apenas duas candidatas tentavam a Prefeitura: Camila Ferreira venceu com 57,51%, enquanto a adversária, Marize Leite, do PRP, ficou com 42,49%.
Contudo, vale salientar que, em Parnamirim, 3º maior município do Estado, uma mulher foi eleita vice-prefeita, a vereadora Lucinha Thiago. Em Natal, se Carlos Eduardo Alves (PDT), que disputa o segundo turno contra HermanoMorais (PMDB), vencer, a vice-prefeita será uma velha conhecida do eleitorado da capital, a ex-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário