Contador

Cidade Verde: Crescimento acelerado em meio a problemas e vantagens

Jouse Azevedo

Considerado um sub-bairro de Nova Parnamirim, Cidade Verde ostenta naturalmente um glamour pela localização privilegiada ao mesmo tempo em que os moradores sonham com a oferta de serviços básicos como a presença de supermercado, farmácia, padaria e restaurantes na região. A principal avenida, Gastão Mariz, principal corredor para se chegar à rota do sol, em Ponta Negra, é palco frequente de acidentes, pela mistura de imprudência de condutores e falta de sinalização eletrônica.
O morador Edilson Azevedo se considera um privilegiado por morar em Cidade Verde. A tranquilidade e a presença de fortes ventos ainda são atrativos para o morador da rua Figueira.  "Não posso negar que é um bom lugar para morar, porém é importante lembrar que serviços básicos ainda não chegaram aqui. Sinto muita falta de uma casa lotérica e dos serviços oferecidos na Avenida Maria Lacerda", desabafou.
A falta de vida noturna na região, ocasionada principalmente pela ausência de bares e restaurantes, acaba levando os moradores para partes mais movimentadas da cidade vizinha. Edilson também lamenta a falta de opções de lazer que leva os seus três filhos a tornarem Cidade Verde um "bairro dormitório". "Natal acaba se tornando a primeira opção de lazer e entretenimento, além de já ser o destino da quase totalidade dos moradores quando o motivo é emprego", diz o aposentado.
Já o comerciante Antônio Serafim da Rocha faz uma observação alarmante sobre a principal avenida que corta Cidade Verde, a Deputado Gastão Mariz. "Falta semáforo ao longo da avenida. Falaram que teria lombada eletrônica, mas ainda não instalaram. Os motoristas ultrapassam o limite de velocidade, e isso acaba ocasionando acidentes frequentemente. Há três dias, houve um acidente neste ponto", relatou referindo-se à pista sentido Av. Ayrton Senna.
O crescimento e a expansão dessa fatia do bairro de Nova Parnamirim, que tem características de classe média-alta, é observada pelo crescente aumento nos preços dos terrenos ainda disponíveis, que são poucos. Antônio Serafim afirma que um terreno na Gastão Mariz não é vendido por menos de R$120 mil. Quando se mudou para o bairro, o morador Edilson comprou uma ampla área afastada da principal avenida por menos de R$ 50 mil. Valorização superior a 100% em meia década.
Em Cidade Verde, é possível encontrar cursos de idiomas, escolas, lava-jatos e posto de combustível. A população também tem importantes linhas de ônibus semi-urbanas que se deslocam para Natal. As empresas Via Sul e Santa Maria também oferecem serviços à população, utilizando os principais canais do bairro, que são as Avenidas Ayrton Senna, Maria Lacerda. Há, ainda, a opção Circular, que utiliza a Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra. Levando os moradores aos outros bairros do município de Parnamirim, estão as linhas 4 e 5 interbairros.
A reportagem questionou a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Saneamento de Parnamirim para saber quais os projetos a secretaria planejava para a Região de Cidade Verde. Até o fechamento desta edição, a Semopi não havia respondido à reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário