Contador

Redinha e Balneário do Rio Pium apresentam más condições de balneabilidade

O relatório da balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), informa que apenas a praia da Redinha, na localidade do Rio Potengi, e o Balneário do Rio Pium estão impróprios para o banho.
As amostras foram coletadas, nesta quinta-feira (12), por estudantes do IFRN, bolsistas e coordenadores do projeto Água Azul, em trinta pontos da região metropolitana de Natal. O relatório de balneabilidade pode ser considerado válido até a próxima sexta-feira (20), quando será emitido um novo boletim.
Para um local ser considerado próprio para banho, 80% dos resultados devem ser positivos - ou seja, o resultado de quatro das cinco análises amostradas pode apontar a presença de até 800 bactérias a cada 100 mililitros de água. Em seguida, o Idema se responsabiliza pela sinalização aos banhistas. As praias são sinalizadas com placas “própria” ou “imprópria”, de acordo com os índices de coliformes fecais, conforme determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
O estudo é feito com instituições parceiras como Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, do Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário