Contador

Vereador de Macaíba contesta contas de ex-prefeito e detona irmão dele

Cefas Carvalho e Rômulo Estanrley

O vereador Eduardo Santos (PR) – o Rôdo – apresentou uma parte dos documentos que apresentam indícios de irregularidades nas contas do ex-prefeito Fernando Cunha Lima Bezerra, referentes ao ano de 2008, na sessão do último dia 23.
O parlamentar justificou que fiscalizar é uma prerrogativa do Poder Legislativo e a intenção não é cassar os direitos políticos de ninguém, mas proteger os vereadores e o dinheiro do povo macaibense.
Rôdo citou apenas o inquérito civil público, referente ao contrato de serviço da empresa NT Systems Informática Ltda., que foi pago de forma irregular. Aliás, o processo tramita no Ministério Público Estadual, na 2ª Promotoria de Justiça. O prejuízo para os cofres do município, segundo o vereador, ultrapassa R$ 1 milhão e 200 mil.
A empresa teria sido contratada pela Pre¬feitura de Macaíba para fornecer softwares educativos e ministrar cursos de capacitação em informática para 179 educadores, que deveriam utilizar o extinto Centro de Inclusão Digital como complemento pedagógico para seus alunos. Mas o contrato não foi suspenso, mesmo com a recomendação do MP, e todos os pagamentos foram realizados normalmente, repassados à empresa o valor mensal de R$ 25 mil.
Segundo o vereador, o inquérito 01/2008, que foi instaurado em 14 de janeiro de 2008, aponta ainda como agravante o fato de o então prefeito ter sido recomendado pela Controladoria Geral do Município a cancelar o contrato, em 2007, o que não foi feito. “É muita coincidência! A empresa veio de Brasília participar de uma licitação que só tinha ela concorrendo. E ga nhou! E ganhou questionando, pois se não fosse fazer com ela faria com quem? Com a livraria de Nidinho?”, falou, sob os risos da platéia.
Mas o ponto alto da sessão foi quando o Rôdo direcionou seu discurso para Sérgio Cunha, irmão do ex-prefeito, ausente da sessão, e que estaria tentando intimidar os vereadores, em especial o presidente Thomás Sena (PMDB), pedindo a prestação de contas da Câmara Municipal.
“Saiba, Dr. Sérgio, que aqui em Macaíba tem homem! E não sei de onde você vem, mas aqui vai encontrar!”, avisou, acrescentando: “Fui eleito e sei que muitos aqui foram para não serem dominados e controlados por um forasteiro, que canta de galo; que acha que o povo de Macaíba é escravo e ele tem um chicote para chicotear as nossas costas. Não é no grito que ele vai reeleger o irmão. Aqui, a coisa é séria! Se o irmão dele errou, ele receberá o que a Justiça determinar”.
Eduardo mostrou cópias de comentários contra ele, publicados no blog Informativo Atitude, de Lindoarte Lima, ligado ao ex-prefeito Cunha Lima. “Estão me denegrindo em blogs, falando da minha vida pessoal, que eu devo dinheiro. Quem é que não deve dinheiro? Eu quero que ele me empreste. Seja homem, cabra! Cuidado com o que você fala! Não engula corda, não, que você pode se engasgar”, desabafou o parlamentar.
Eduardo Santos direcionou seu discurso para Sérgio Cunha, , figura, segundo o vereador, que teria publicado os seguintes dizeres no Informativo Atitude: “O Rôdo quer guerra; que com ele (Sérgio) era olho por olho, dente por dente – ‘Ô meu Deus!’ (expressão do Rôdo) –; que não deixa prisioneiros”.
- O que ele quis dizer com isso? Vai me matar? Aqui não tem criança, não! Você não está lidando com menino, não! Tenho 42 anos, nasci nesta terra e vou morrer nesta terra! Não é nenhum cabra sem futuro que vai dizer o que devo fazer ou não! – bradou Eduardo Santos.
E prosseguiu: “O seu patrão, Fernando Cunha, pega um ônibus agora, de frente ao hospital, porque não tem dinheiro e vai para Natal no meio do povo, de ônibus, o doutorzinho! E no mês passado pegou um avião e foi para Nova Iorque gastar o dinheiro deste processo aqui”.

2 comentários: