Contador

Flipipa será realizada de 17 a 19 e tem programação divulgada

Entre o mar e as letras, autores, escritores, estudiosos e amantes da cultura movimentarão entre os próximos dias 17 e 19 de novembro a Praia de Pipa, em Tibau do Sul, no litoral sul potiguar. A atração é a terceira edição do Festival Literário de Pipa – Flipipa – que se consolida na cena da cultura no estado.
O evento, que conta com a curadoria de Dácio Galvão, já trouxe ao Rio Grande do Norte grandes nomes da literatura brasileira. E em café da manhã oferecido à imprensa, patrocindores e escritores, a organização divulgou a programação que trará mesas e palestras sobre diversos temas e produções literárias. Apesar de convidar autores de projeção nacional e internacional, como Arnaldo Antunes, Thelma Guedes, Rubens Figueiredo e Fernando Morais, o Flipipa não abandona os escritores e obras locais. Oswaldo Lamartine será um dos homenageados.
Em 2011, o festival terá um espaço físico maior. A tenda dos autores, onde ocorre a programação principal, será sobre uma falésia na entrada da rua principal. Na área externa, uma variedade de atividades extras atrairão os visitantes. Uma biblioteca itinerante com mais três mil livros, mostra fotográficas e oficinas são as apostas dos organizadores.
O prefeito de Tibau do Sul, Edimilson Inácio, disse que o festival envolve, além de cultura, a economia e o turismo local. Alunos da rede municipal de Tibau também participarão do Festival. Além da beleza natural, Pipa quer se tornar um ponto de turismo cultural no Rio Grande do Norte.

PROGRAMAÇÃO
17/novembro (Quinta-feira)
17h - Coquetel de lançamento da BiblioSesc no RN
Lançamento da III edição do Flipipa
Local: Área externa da Tenda dos Autores
18h - Tenda dos Autores
Mesa 1: A literatura em Oswaldo Lamartine, com Paulo Bezerra e Edgard Ramalho Dantas Mediador: Paulo de Tarso Correia de Melo.
19h - Tenda dos Autores
Mesa 2: Romance e historicismo em Equador, com Miguel Sousa Tavares (Portugal). Mediador: Woden Madruga
20h30 - Tenda dos Autores
Mesa 3: Poesia Linguística-visual em Arnaldo Antunes
18/novembro (Sexta-feira)
18h - Tenda dos Autores
Mesa 4: Conversa epistolar entre Mário de Andrade e Câmara Cascudo, com Marcos Silva e Diógenes da Cunha Lima. Mediadora: Edna Rangel.
19h30 - Tenda dos Autores
Mesa 5: Poesia: modo de sentir, com Carlito Azevedo. Mediadora: Ana de Santana.
21h - Tenda dos Autores
Mesa 6: Literatura e reportagem: Os últimos soldados da guerra fria com Fernando Morais. Debatedor: Cassiano Arruda Câmara.
19/novembro (Sábado)
16h - Caminhada literária – Baía dos Golfinhos até SPA da Alma (3km) Caminhada organizada por Fernanda Bauernan e Ana Brito com participação da comunidade, escritores, aberta a interessados. Leituras e oralizações durante o percurso. Poeta convidada: Michelle Ferret
17h - Tenda de Autógrafos da Cooperativa Cultural/UFRN Lançamento do romancista Arthur Martins (Habeas Asas, Sertão do Céu) e da contista LuisaGeisler (Contos de Mentira), vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2010.
17h30 - Sarau musical com Camila Masiso e Diogo Guanabara.
Local: Área externa
18h - Tenda dos Autores
Mesa 7: Cordel Encantado: Telenovela e literatura, com Thelma Guedes. Participação: Márcia C. Veltrini. Mediador: Heverton Freitas.
19h30 - Tenda dos Autores
Mesa 8: O Modernismo, Manuel Bandeirae outros. Conferência de Davi Arrigucci Jr. Apresentação: Dácio Galvão.
20h - Tenda dos Autores
Mesa 9: Poesia em rotação: o texto de Eucanaã Ferraz, com Eucanaã Ferraz. Mediador: João Batista de Morais Neto
21h30 - Tenda dos Autores
Mesa 10: Romance e Narrativas, com Rubens Figueiredo. mediador: Carlos Fialho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário