Contador

Caminhada Histórica dia 19 quer conscientizar sobre a doação de medula óssea

Durante a 5° Caminhada Histórica do Natal, voluntários da Hatmo- RN(Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte) estarão conscientizando sobre a importância da doação da medula óssea enquanto potiguares e turistas passeiam e observam os monumentos da cidade, como o Memorial Câmara Cascudo, Solar Bela Vista, Capitania das Artes, Palácio da Cultura, etc. O evento será realizado neste sábado, dia 19 de novembro a partir das 15h, partindo da praça André de Albuquerque.
O objetivo da conscientização da Hatmo-RN é chamar a atenção da população para a falta de um doador compatível de Medula Óssea. No Rio Grande do Norte quando a Hatmo chegou, contabilizavam apenas duas mil doações. Hoje o Estado ocupa a terceira posição no Brasil em doação de medula óssea. Apesar da melhora significativa, o cadastro de possíveis doadores ainda é muito necessário.
“Precisamos com urgência encontrar doadores compatíveis para os pacientes que sofrem na espera, porque devido a miscigenação da nossa região é muito difícil conseguir a compatibilidade de medulas. Para se ter uma noção desta dificuldade, a chance é de encontrar um doador compatível é de um para 100 mil pessoas”, ressaltou a diretora da Hatmo-RN, Suzana Ledenbour.
Ainda de acordo com ela, Além da conscientização, a instituição espera sensibilizar as pessoas durante o passeio para conquistar novos voluntários. “Como nós somos responsáveis pela humanização, realizando a assistência terapêutica e psicológica dos pacientes, precisamos de voluntários para nos ajudar em todos os segmentos, não importa em que ele trabalhe ou seja especializado. Para nós, só importa a vontade de ajudar. É disso que precisamos”, disse Ledenbour.
Além de conscientizar a população durante a Caminhada Histórica a Hatmo-RN, juntamente com a Casa do Bem, serão beneficiadas com a doação dos alimentos pelos participantes do evento. Para ajudar os interessados devem doar dois quilos de alimentos não perecíveis, em troca da camiseta do evento. As trocas estão disponíveis na sede da Viva Promoções no Cidade jardim e no Extra do Midway.

Sobre Transplante de Medula Óssea

Para ser um doador, o interessado deve ter entre 18 e 54 anos e ter um bom estado de saúde. Com isso, é só se dirigir ao Hemonorte levando sua carteira de Identidade, o CPF e cadastrar-se como possível doador de Medula Óssea. O procedimento para a doação é feito com a retirada de cinco mililitros de sangue e o preenchimento de uma ficha. Se for encontrado um paciente compatível será feita a doação dos 10% das células mães da Medula Óssea retirada por aférese ou punção na região da bacia, que será recomposta em poucos dias.

Mais informações
Suzana Lendebour: (84) 9431-0505

Nenhum comentário:

Postar um comentário