Contador

Após gestões caóticas, Funcarte "ressuscita" prêmios literários

Inviabilizados pela utópica e aluada gestão César Revoredo e totalmente esquecido pela malfadada gestão Rodrigues Neto (na verdade, deviam ter nojo de literatura!) os Concursos Literários Câmara Cascudo (prosa) e Othoniel Menezes (poesia) voltam a cena neste ano de 2011, na atual gestão Roberto Lima à frente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).
A Prefeitura de Natal, por meio da Funcarte, via Departamento de Artes Integradas e com a coordenação do Núcleo de Literatura e apoio da Biblioteca Pública Municipal Esmeraldo Siqueira, lançou o edital dos concursos literários “Othoniel Menezes” e “Câmara Cascudo”, que premiarão trabalhos em poesia e prosa. O estímulo à produção literária e o surgimento de novos escritores potiguares são os objetivos dos concursos.
Conforme o edital publicado no Diário Oficial do Município, nesta terça-feira, 11, as obras participantes dos concursos deverão ser eminentemente literárias, sendo eliminados pela Comissão Julgadora trabalhos de natureza estritamente acadêmica ou de cunho científico, como monografias, dissertações, teses, comunicações e assemelhados.
As inscrições estão abertas durante 45 dias, desde 11 de outubro, estendendo-se até o dia 16 de novembro de 2011, na Biblioteca Esmeraldo Siqueira, localizada na Capitania das Artes, na avenida Câmara Cascudo, 434, na Cidade Alta, no horário de 8h30 às 17h.
Seis membros comporão a Comissão Julgadora, sendo três para o Concurso Othoniel Menezes e três para o Câmara Cascudo, escolhidos dentre nomes de reconhecido saber e valor literário, o que não falta em Natal e no Rio Grande do Norte. Esta Comissão estabelecerá critérios básicos para o exame, julgamento e classificação dos trabalhos, fixando normas para as atividades em sua primeira reunião, levando-se em conta as qualidades fundamentais do estilo: clareza, correção, precisão, harmonia e originalidade. A Biblioteca Esmeraldo Siqueira terá a função de secretariar a Comissão Julgadora.
O investimento da Prefeitura nos dois Concursos Literários será de R$ 18 mil, divididos entre o Othoniel Menezes e o Câmara Cascudo. Informações: e-mail bibliotecapublica@yahoo.com.br e pelo telefone 3232.4944.

Um comentário:

  1. Caro amigo Cefas Carvalho

    Com único intuito de divulgar os grandes escritores
    e grandes livros Potiguares , agora existe um espaço para valorizar as nossas obras literárias.

    Peço a voce , que divulgue esse trabalho sem fim lucrativo, que quer apenas valorizar as obras da nossa terra. Todos os homenageados vivos, estão sendo comunicados e estão muito felizes .

    Inclusive, voce esta nessa lista de livros maravilhosos.

    Muitos dos grandes livros e autores do RN precisam ser reeditados e relançados urgentemente, é preciso chamar atenção dos governos estadual e municipal para essa causa .

    Essa luta é de todos os Potiguares

    101 livros do RN (que você precisa ler).

    http://101livrosdorn.blogspot.com/

    Grato

    ResponderExcluir