Contador

RN é tema central de Festival Nacional de Folclore no Estado de São Paulo

Diversidade do Folclore Potiguar" será o tema principal do 47° Festival Nacional de Folclore de Olímpia, no estado de São Paulo, entre os dias 23 e 31 de julho deste ano. Dos 94 mil metros quadrados da área construída especialmente para ocorrer o Festival, chamado de Recinto de Atividades Folclóricas Professor José Sant´anna, 610 metros quadrados estarão disponíveis exclusivamente para o Rio Grande do Norte, no pavilhão cultural e artístico, que este ano ganha o nome "Pavilhão do RN Luís da Câmara Cascudo". Nele, se concentrarão todas as atividades que o RN levará para o Festival Nacional de Olímpia através de vários grupos folclóricos.

Não foi à toa que o Rio Grande do Norte conseguiu esse espaço privilegiado num dos maiores festivais, que homenageia a cultura popular no Brasil. De acordo com Séphora Bezerra, uma das coordenadoras da Caravana RN Rumo à Olímpia, há vários anos grupos folclóricos potiguares têm se apresentado no Festival de Folclore de Olímpia. O Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante, por exemplo, está indo pelo quinto ano consecutivo. E foi a partir dessa vivência e participação no Festival que, ano passado, na conferência de encerramento, Séphora Bezerra defendeu o tema acima citado e, no dia seguinte, a Comissão Organizadora do Festival de Olímpia acatou a sugestão e definiu que este ano o Rio Grande do Norte estaria nos holofotes das discussões folclóricas daquele evento.

O Governo do Estado entra como parceiro dessa grande celebração do folclore potiguar em São Paulo oferecendo toda a infraestrutura do "Pavilhão do RN Luís da Câmara Cascudo". De acordo com informações de Séphora Bezerra, a primeira Secretaria a se engajar nesse projeto da Caravana foi a de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), que enviará no próximo dia 18 de julho o Caminhão do Programa de Artesanato do Rio Grande do Norte, no qual constam peças representativas de 900 artesão de todo o Estado. "Além disso, o Governo do Estado nos deu 15 mil catálogos com informações sobre a cultura do RN para distribuirmos em Olímpia", afirmou a pesquisadora e coordenadora da Caravana.

Texto: Assessoria de Comunicação da FJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário