Contador

Os “sem mandato” sonham com eleições de 2012

José Pinto Jr. e
Cefas Carvalho


A democracia promove o milagres da alternância de poder. Assim, embora por vezes “caciques políticos” se perpetuem em mandatos variados, boa parte dos representantes do povo descem do “trono da divindade” para a planície dos mortais. Acontecimento que - pelo menos por algum tempo - os deixam mais humildes, com as agendas mais flexíveis para a imprensa e a sociedade.
Nesta situação se encontram alguns dos políticos mais poderosos e prestigiados do Estado atualmente. O caso mais vistoso é o da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que fala muito em 2014, mas sabe que uma vitória em Natal em 2012 poderá ajudar em seus projetos.
Também salta aos olhos o caso de Carlos Eduardo Alves (PDT). Ex-prefeito de Natal e candidato derrotado ao Governo do Estado, Carlos sonha com a volta à Prefeitura natalense para poder sonhar novamente com vôos mais altos.
Em Natal, outro sem-mandato, Wober Júnior (PPS) quer se fazer presente no tabuleiro político e pode tentar nova candidatura a prefeito de Natal.
Na Grande Natal, cintilam vários nomes fortes que amargam a falta de mandato e sonham que 2012 chegue logo. Em Macaíba, Fernando Cunha Lima amargou o rompimento da prefeita Marília Dias, a quem ajudou a eleger e é tido como favorito para 2012.
O ex-governador e ex-senador Geraldo Melo, que há tempos amarga não ter mandato, quer voltar ao poder através da esposa Edinólia Melo, pré-candidata a prefeita de Ceará-Mirim.
Em São José do Mipibu, Arlindo Dantas é um caso à parte. Não tem mandato, mas é como se tivesse, afinal, abdicou de uma reeleição segura para deputado para colocar em seu lugar o filho Fábio Dantas. É favorito para 2012.
Em Extremoz, o ex-prefeito Enilton Trindade amarga a gestão do desafeto Klauss Rego e sonha em voltar ao poder. Em Monte Alegre, o também ex-prefeito Solon Ubarana pode enfrentar novamente Graça Marques nas urnas.
PARNAMIRIM
Em Parnamirim, os principais nomes no tabuleiro político dispõem de mandatos. Resta analisar qual o posicionamento de duas lideranças que já foram mais fortes no passado - ex-prefeito Raimundo Marciano e ex-vice-prefeito Francisco Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário