Contador

Presidente estadual do PT: "Partido terá candidato a prefeito em Natal"

Entrevistei para o jornal Potiguar Notícias o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, que falou sobre os projetos do partido para 2012, candidatura e gestão Micarla. Confira:
Quais os projetos do PT para 2012 nos municípios potiguares?
Estamos trabalhando no planejamento estratégico do partido,priorizando algumas regiões, pois na política isso é necessário. Não temos como dar conta do estado como um todo. Enato vamos analisar essa questão das grandes cidades, das cidades que nós administramos. Então a prioridade são as cidades que nós administramos, onde temos vereadores. Tudo isso em acordo com nossos aliados, principalmente aqueles que compõem a base da presidente Dilma.
O PT tem diretório hoje em quantos municípios do estado?
Oficialmente, acredito que temos diretórios hoje em cerca de 130 municípios do estado.
É um número considerável, não é?
É um número bastante interessante, e a procura para se filiar ao partido também é considerável, é uma constante. Então o cotidiano da vida partidária nos incentiva a aumentar os diretórios.
A expectativa para a próxima eleição é de lançar quantos candidatos?
Não temos como estipular quantos candidatos iremos lançar. Estamos estudando junto ao partido de forma serão lançadas as candidaturas. Vamos ver onde for preciso. Não podemos trabalhar com “vamos lançar tantos candidatos”, mas temos prioridades. A capital, por exemplo. Pretendemos lançar uma candidatura. Hoje nós temos consenso dentro do partido que precisamos ter uma candidatura própria. Tanto no âmbito local, como no estadual a longo prazo. Se os esforços foram pra eleger Dilma no último pleito, em 2012 é tudo pelo PT. Nós vamos trabalhar em cada cidade o que melhor para o Partido dos Trabalhadores. Você sabe que em alguns estados nós tivemos que recuar, pela aliança partidária. Foi o caso de Minas Gerais. Tínhamos uma candidatura boa, mas tivemos que recuar pela aliança, o que foi correto. Serviu para fortalecer nossas bases. Mas esse ano não. Estaremos fazendo as alianças, mas priorizando nossas candidaturas próprias.
No caso de Natal, a candidatura natural é a de Fernando Mineiro, que embora não tenha se lançado, deve mesmo ser o candidato?
Antes de qualquer coisa, é bom ficar claro que na política não existe naturalidade. Tudo é construído com o tempo. Essa coisa de naturalidade cabe a Deus. O diretório da capital abriu para pré-candidaturas, e colocou o nome foi Mineiro. Ele é um militante que conhece Natal como ninguém. A cerca de 20 anos atrás ele publicou o perfil de Nata. Está em seu terceiro mandato na capital e hoje é o nome de consenso dentro do partido. Se surgir algum outro nome, nós vamos avaliar. Mas hoje, Fernando Mineiro é o candidato do PT e em torno dele faremos as alianças
Falando dessas alianças, em caso da ex-governadora Wilma de Faria, que nos últimos anos tem sido uma aliada fiel do partido e o próprio Mineiro já a defendeu em outros casos, muda o plano de vocês?
Em prol de um projeto futuro, creio que não. Isso não muda a nossa posição em ralação a candidatura própria. Lógico que vamos dialogar. PT, PSB, PC do B e PDT compõem um fronte já tem força consistência política. É a nossa base governista. Vamos dialogar naturalmente. Queremos o apoio de todos esses partidos, se não for possível, paciência. A vida política segue. A candidatura de Mineiro é algo enraizado .
Para finalizar, vimos Fátima, que é uma candidata do PT perder o pleito municipal para Micarla de Sousa. A atual prefeita tem um índice de desaprovação monstruoso, a prova disso é o movimento #ForaMicarla, que toma conta das redes sociais. Como o senhor analisa a gestão da atual prefeita, qual o balanço da atual gestão e como isso pode ter impaco na eleição de 2012?
Eu sou sãogonçalense. Mas sendo sãogonçalense, temos uma relação direta com a capital, nós amamos Natal por ser nossa capital. Eu acho que está acontecendo uma verdadeira tragédia administrativa na capital, um caos.. Acho que a população de Natal errou ao não escolher Fátima Bezerra para prefeita. É uma situação muito difícil. Nós não vemos projetos futuros, não vislumbramos nenhuma mudança. Então acho que está muito difícil a situação de Micarla. Não sei como vai ficar o arranjo político eleitoral. Eu sei que quem elegeu Micarla foi o DEM, o PV. O PL de João Maia já fez uma carta pedindo desculpas a população. Se você analisar direitinho, o mesmo bloco que apoiou Micarla apoiou Rosalba. E Micarla não é obra só dela, é obra desse arranjo político, por todos tem que ser responsabilizados pela situação, Felipe Maia, Robinson Faria, José Agripino, todos eles apoiaram a atual prefeita então acho também que eles não podem deixar a prefeita desamparada, porque é uma situação muito difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário