Contador

Câmara vai debater crise da saúde em Natal


A Câmara Municipal de Natal realiza amanhã,quarta-feira dia 2 uma audiência publica que visa discutir “a situação atual da saúde no município de Natal”. O debate que ocorre às 8 horas no plenário da casa foi proposto pelo vereador George Câmara (PCdoB). Na oportunidade estarão presentes representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Natal, Prefeitura, Conselho Municipal de Saúde, Entidades de Classe, Conselhos Comunitários, etc.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Rita de Cássia Dantas, os serviços municipais de saúde estão vivenciando uma situação de extremo desabastecimento de medicamentos e demais insumos indispensáveis para a atenção à saúde da população usuária do SUS no município de Natal. Para ela, a prefeitura tem “executado um sucateamento das Unidades de Saúde, dando prioridade aos Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que tem como característica principal, a gestão privada, o que muda totalmente o principio da atenção básica, esta ultima que é fundamentada na prevenção”.
Segundo Rita de Cássia, os membros do Conselho Municipal têm visitado os Postos de Saúde da cidade e constatado diversas irregularidades. A representante do CMS salienta que “somando todo o caos instalado, pode-se constatar ainda a ausência de manutenção nas estruturas físicas das unidades, gerando uma total falta de condições dos profissionais trabalharem e assim prestarem um atendimento digno e de qualidade para a população usuária dos serviços de saúde pública em Natal”.
Para o vereador George Câmara, essa audiência será de fundamental importância, por se tratar de um tema relevante ao cotidiano dos natalenses, sobretudo por se tratar de um serviço público cuja maioria da população depende exclusivamente do sistema público de saúde do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário