Contador

Dnit anuncia obra definitiva na cratera da BR-101 orçada em R$ 4,5 milhões

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) deverá iniciar nos próximos dias a obra definitiva na BR-101, no bairro de Emaús, no local onde ocorreu o desmoronamento que interrompeu o fluxo de veículos por 13 dias e promoveu o assoreamento do Rio Pitimbu. No local deverá ser construído um bueiro metálico que servirá tanto para a drenagem das águas pluviais na rodovia e nas marginais, como para a canalização do rio.
A duração da obra, orçada em R$ 4,5 milhões (investimento liberado pelo Ministério dos Transportes), está prevista entre 120 a 160 dias após a assinatura, sem interrupção do tráfego no local.
Segundo o superinten­den­te regional do Dnit, Ézio Gonçalves dos Reis, após a sua execução, a obra possibilitará um aumento considerável da vazão do Rio Pitimbu e evitará o seu assoreamento. O tubo metálico, do tipo Armco, possui 3,20 metros de diâmetro e sua extensão pode chegar aos 100 metros de comprimento.
Quanto a expedição da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que havia sido antes exigida pelo Conselho Regional de Engenharia (CREA/RN) para a execução da obra, Ézio Reis garante que as ARTs para obras de duplicação e construção das mar­ginais da BR-101 já foram expedidas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).
O superintendente do Dnit ressaltou que as anotações de responsabilidade técnica referentes ao novo serviço (construção do tubo metálico) serão registradas após a assinatura do contrato da obra, conforme as resoluções do Confea. “Nós estamos tranqüilos com relação a esse procediment. Aguardamos ape­nas o momento de iniciar esta obra, que consideramos muito importante”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário