Contador

Políticos armam palanques na Região Metropolitana para 2012



José Pinto Junior e
Cefas Carvalho


Com mais de 50% do eleitorado e da economia do Rio Grande do Norte (com total de 167 municípios), os dez municípios que formam a Região Metropolitana de Natal (RM­N) sempre atraíram a classe política, já que, administrar um deles, não obstante os problemas e as crises, significa visibilidade, poder e ascenção política.
Neste sentido, mal começou 2011 e as eleições municipais de 2012 entraram na pauta política, com prefeitos assumindo candidaturas à reeleição, outros em dúvida e costuras sendo feitas. Confira um apanhado da situação atual em relação a 2012 em cada um dos municípios da RMN.
NATAL
Na capital do Estado, a tendência é que os partidos lancem novos candidatos e evitem composições antes do 2º turno. A prefeita Micarla de Sousa (PV) é candidata natural à reeleição. Muitos outros possíveis candidatos tornam a eleição um exercício de especulação.
O PSDB pode lançar o deputado federal Rogério Marinho. A ex-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria (PSB) pode ser candidata para tentar sua “ressurreição” política. O senador José Agripino Maia sonha que o DEM lance seu filho, deputado federal Felipe Maia.
O mesmo sonho é compartilhado pelo senador Garibaldi Alves Filho, em relação ao seu filho, deputado estadual Walter Alves, ambos do PMDB.
Os outros possíveis candidatos que completariam o quadro seriam a deputada federal Fátima Bezerra (PT), respaldada pela votação recorde que conseguiu para a Câmara e o vice-prefeito (e atual prefeito em exercício) Paulinho Freire, do PMN, que pode se entusiasmar se tiver uma boa aprovação da sua administração de um mês. Em suma, muitos nomes, muitas possibilidades, uma gama de partidos envolvidos e nenhuma certeza (nem mesmo de Micarla tentar a reeleição).
PARNAMIRIM
O prefeito Mauricio Marques (PDT) assumiu a candidatura à reeleição e conta com o apoio do ex-prefeito e deputado estadual Agnelo Alves (PDT). Por sua vez, Agnelo é tido como candidato a prefeito em potencial, caso rompa com Maurício. Gilson Moura (PV), também deputado estadual, candidato derrotado a prefeito em 2008, é um nome forte, mas estaria desconfortável no PV. Se abrir a “janela” para troca de partidos, Gilson poderá ir para o DEM e tentar a prefeitura por esta sigla. O PV, neste caso, apoiaria o prefeito Mauricio Marques.
MACAÍBA
A prefeita Marília Dias (PMDB) é candidata à reeleição. Deverá enfrentar o ex-prefeito Fernando Cunha Lima (PMN), ex-aliado e ex-padrinho político. O ex-prefeito Luiz Gonzaga Soares também pode se candidatar. Dois vereadores, Thomás Sena e Eduardo Santos, o “Rodo”, mantêm sonhos de concorrer a Prefeitura, mas devem compor com um dos três postulantes acima mencionados.
SÃO GONÇALO
Quadro dos mais estáveis e polarizados. O prefeito Jaime Calado (PR) tentará e reeleição com grandes chan ces de enfrentar o ex-prefeito e deputado estadual Poti Junior (PMDB). Se Poti perceber que não tem chances reais, outro nome da família deverá ser o candidato.
SÃO JOSÉ DE MIPIBU
Com a prefeita Norma Ferreira (PMN) em segundo mandato, o grupo deverá indicar um nome para a disputa. Nenhum salta aos olhos. Os v ereadores Jamaci Oliveira e Kerinho têm chances. O deputado estadual Hermano Morais (PM­DB), também. Na oposição, o nome deverá ser o do ex-prefeito e ex-deputado estadual Arlindo Dantas (PHS).
O empresário Ednaldo Barreto (PR), que mantém sonhos políticos, corre por fora como um misto de azarão e incógnita.
NÍSIA FLORESTA
Em segundo mandato, o prefeito George Ney Ferreira (DEM) deverá apoiar alguém do seu grupo político, com larga vantagem para o presidente da Câmara, Eugênio Gondim. O empresário José Maria Figueiredo destaca-se como possível nome da oposição.
MONTE ALEGRE
Tudo aponta uma repetição da campanha de 2008: Graça Marques (prefeita) contra o empresário Severino da Farmácia. Espera-se posicionamento do ex-prefeito e liderança forte no município, Solon Ubarana.
CEARÁ-MIRIM
O prefeito Antônio Peixoto, que tenta sair de uma crise administrativa, deverá tentar a reeleição. Deverá enfrentar um candidato do grupo do ex-governador e ex-senador Geraldo Melo, que pode ser a ex-prefeita Edinólia Melo ou o candidato derrotado em 2008, Fabrício Gaspar. A filha do falecido ex-prefeito Roberto Varela, Sheila Varela, pode tentar candidatura e correr por fora.
VERA CRUZ
Como o prefeito Marcos Cabral não pode tentar nova reeleição, o grupo situacionista avalia os nomes viáveis. Destacam-se o da vice-prefeita Marileide e o do empresário João Paulo, sobrinho do prefeito. Na oposição, o candidato derrotado em 2008, Doutor Tavares, pode tentar novamente.
EXTREMOZ
Em um município historicamente marcado por disputas acirradas e prefeitos em rota de colisão com os vi ces, o prefeito Klauss Torquato é nome certo para tentar a reeleição. Pode disputar contra seu próprio vice, Gileno Guanabara. O ex-prefeito Enilton Trindade pode tentar voltar à Prefeitura. Uma curiosidade: Klauss foi vice de Enilton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário