Contador

Pista rachada na BR-101 é “tragédia anunciada” desde 2004


Cefas Carvalho

A parte da pista da BR-101 (entre o Cemitério Morada da Paz e o bairro Emaús) que cedeu na manhã desta segunda-feira (24), após chuva forte, foi mais uma crônica de uma tragédia anunciada.
O jornal Potiguar Notícias há anos vem produzindo matérias que mostram o perigo que é o trecho da BR-101 sobre o rio Pitimbu. Descaso com o rio e obras nas marginais comprometem a estrutura da pista.
Na edição 99 do PN (30 de junho de 2004), reportagem da redação enfoca a batalha entre o Idema e o DER, já que o segundo órgãos queria realizar obras nas marginais do rio Pitimbu. Ouvido pela reportagem, o engenheiro Kalazans Bezerra (hoje chefe de gabinete da prefeita de natal Micarla de Sousa) previu que “o descaso com o rio Pitimbu e as agressões a mbien tais podem rachar a pista da BR-101”.
Kalazans explicou que o rio Pitimbu passa por debaixo da BR através de tubulação. Para isso é necessário que os tubos estejam em perfeito estado e que não podem haver detritos de lixo e de obras nas vazões da tubulação. “A pressão forte demais da tub ulação com os detritos e chuvas fortes podem atingir a pista”, dizze Kalazans em 2004.
HOJE
Os veículos que passam pela BR-101 nesta segunda, tem que transitar apenas pela faixa do lado esquerdo. Segundo a PRF, embaixo do trecho que cedeu, passa o Rio Pitimbú. A orientação é que os motoristas que se dirigem para Natal encontrem caminhos alternativos como a via que liga Macaíba a bairros como Cidade da Esperança. Outra opção é a estrada de Pium rumo a Nova Parnamirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário