Contador

Fátima Bezerra: “Natal paga um preço alto pela aventura que é a administração Micarla”


A deputada federal reeleita Fátima Bezerra (PT), a mais votada em sua faixa no Estado, esteve na redação do Potiguar Notícias na sexta-feira dia 17, quando conversou com os jornalistas José Pinto Júnior e Cefas Carvalho sobre as eleições de 2012, governo Dilma Rousseff e política estadual. Confira:

Cefas Carvalho: Vamos começar falando sobre Parnamirim. A sra. teve uma excelente votação na cidade e hoje é identificada com Parnamirim. Como analisa o município que é o que mais cresce no Estado?
Na verdade, eu sempre tive uma boa votação aqui em Parnamirim, talvez até pelo fato de ser vizinha a Natal. Agora, é fato que a minha votação aqui nas eleições de 2010 cresceu muito aqui em Parnamirim. Praticamente nós dobramos a quantidade de votos, ou seja, tivemos quase 15 mil votos. Foi uma bela votação, uma votação extraordinária. Tenho aqui que destacar o empenho do prefeito Maurício Marques, esse grande parceiro, esse aliado que temos. Tenho que destacar também todos aqueles que junto com Maurício se empenharam muito nessa luta. Quero destacar o papel do meu querido padre Murilo, padre Miguel, o papel também do meu partido e também de outros aliados, outros partidos. Na verdade, aqui, em Parnamirim, houve um movimento que eu diria suprapartidário de apoio à nossa candidatura. Isso só faz aumentar mais ainda a minha responsabilidade e dedicação para o desenvolvimento da cidade.

Pinto Júnior: E falando de desenvolvimento, passa por infra-estrutura e infra-estrutura significa saneamento básico, que gerou problemas e foi suspenso por problemas na licitação. Eu queria que a senhora historiasse como foi o problema que aconteceu entre o governo passado e o governo atual.
Sem dúvida, essa é a obra mais desejada e a mais importante de Parnamirim. É bom ressaltarmos aqui que nós estamos falando de uma obra de mais de 125 milhões de reais do PAC, que vai permitir exatamente que a cidade seja saneada, o que é fundamental para uma cidade como Parnamirim. A questão do saneamento, que passa pela questão do esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem urbana. Daí a nossa preocupação, porque esse projeto estava impancado, mas finalmente isso foi resolvido. O maior presente de Natal que Parnamirim vai ter é a retomada desta obra.

PJ: E o presente de aniversário de emancipação política.
Exatamente. O presente de Natal e de emancipação política de Parnamirim é a retomada desta obra, que é a obra mais importante pra vida dos que moram aqui. Na terça-feira, dia 14, finalmente nós batemos o martelo. O prefeito Maurício já saiu do Ministério das Cidades com o documento em mãos, que vai permitir fazer todos os ajustes para que seja feita a nova licitação. E toda nossa expectativa é no sentido que a obra seja retomada no primeiro semestre de 2011.
Quero aqui dizer que para tanto eu tive audiências com a doutora Miriam Belchior, que é a coordenadora do PAC e será nossa ministra do Planejamento. É alguém que terá ainda mais responsabilidade com o PAC, que vai ficar exatamente na pasta do Planejamento. E eu quero dizer que Miriam tem muito carinho por Parnamirim e fica até brincando comigo. Ela diz que quando me vê fica lembrando exatamente de Parnamirim, porque eu tenho lutado muito lá pelos interesses de Parnamirim, além de Natal e dos demais municípios. Mas o que eu quero dizer aqui é que Miriam ficou muito feliz quando terminou a reunião terça-feira, lá no Ministério das Cidades com o prefeito Maurício, que tinha sido incansável enquanto gestor, fazendo a parte dele junto com o secretário de Obras, Naur Ferreira e sua equipe, fazendo a parte que cabe aqui a prefeitura para superar esses impasses e esses obstáculos. Quando terminou a audiência lá, eu liguei para a doutora Miriam Belchior, falei pra ela que finalmente a reunião tinha sido muito boa e Maurício já estava saindo de lá com o documento, o ofício do Ministério das Cidades, tendo as condições para a retomada da obra e Miriam ficou muito feliz.

CC: Vamos falar um pouco de política. Na eleição presidencial, o apoio da prefeita de Natal, Micarla de Souza, a então candidata Dilma Rousseff deu um nó na cabeça do eleitor, provocando especulações de que o PT faria parte do governo Micarla. Tanto a senhora como o deputado Mineiro já disseram que não, mas ainda assim ficou uma certa dúvida. O PT não vai mesmo fazer parte do Governo Micarla?
Não, não existe essa possibilidade. E essa questão do apoio de Micarla a Dilma foi um apoio eleitoral, que aliás acabou nem dando sorte, porque infelizmente Dilma acabou perdendo em Natal. Mas o que eu quero colocar é que esse foi um apoio eleitoral. Uma coisa é o plano nacional, outra coisa é o plano local. Eu quero aproveitar pra deixar bem claro que o governo de Dilma, assim como foi o governo do presidente Lula, não vai discriminar governo nenhum, porque governo não veste camisa partidária. Na verdade o que as prefeituras precisam é ter bons gestores e bons projetos. Tendo bons gestores e bons projetos, terá todo apoio por parte do Governo Federal.

PJ: Natal tem bons gestores e bons projetos?
Esse é que é o problema. Não está tendo. E quem está falando é alguém que assim que quer o melhor para Parnamirim, quer o melhor pra Natal e quer o melhor para o RN. Quanto mais projetos vierem para Natal, mais felizes nós ficaremos. E eu inclusive tenho trabalhado nessa direção. O Governo Federal está fazendo a sua parte, quem não está fazendo a sua parte é exatamente a Prefeitura de Natal. Por ineficiência, falta de capacidade de gestão. O que Natal perdeu de projetos ao longo desses dois anos não está escrito. A copa, inclusive, eu espero que aconteça. Essa história de que o Governo Federal vai discriminar A, B ou C é folclore político. Assim deveriam ser também os demais, as prefeituras, os demais parceiros. Então, o que precisa é isso: bons gestores, bons projetos e boa capacidade de articulação, o que não está acontecendo em Natal. Mas eu torço para que essa situação melhore, porque eu tenho dito o seguinte: Natal está pagando um preço muito alto. É uma aventura a gestão de Micarla. E se fosse uma aventura com ações saudáveis ou atrativas, tudo bem. O problema é que é uma aventura com pesadelo, pelo grau de ineficiência, pelo grau de falta de capacidade de gestão e pelo apagão administrativo que tomou conta da cidade. Mas não quero o pior pra minha cidade de jeito nenhum, torço pra que as coisas melhorem. No mais, PT é adversário do PV.

PJ: O PT vai apresentar candidatura própria a prefeitura do Natal em 2012?
Em 2012 estaremos na luta, sim, pra valer no que diz respeito a prefeitura do Natal. Aliás, o diretório municipal do PT tirou, como resolução, apresentar candidatura própria na disputa de 2012. Essa foi a decisão que o diretório municipal tomou. Até lá, vamos fortalecer o partido, organizar o partido. Eu vou defender também que o PT não perca o diálogo com os demais parceiros nossos, que é o PDT, liderado pelo ex-prefeito Carlos Eduardo; PSB, liderado pela ex-governadora Wilma de Faria; o PCdoB, pelo vereador George Câmara. Ou seja, não podemos cair no isolamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário