Contador

Apenas 19% das cidades do RN têm um museu para cada 46 mil habitantes

O Rio Grande do Norte não ficou em situação confortável no balanço que o Instituto Brasileiro de Museus divulgou nesta semana quanto ao mapeamento das instalações museológicas. O Estado fica em quarto lugar na região Nordeste, com apenas 65 museus.
A quantidade de museus distribuídos pela densidade demográfica do Estado, que segundo o último Censo do IBGE ultrapassa pouco a casa dos três milhões de habitantes, distribui um museu para um grupo superior a 46 mil pessoas. Embora o IBram ainda considere alto, o Estado tem a melhor situação no NE.
Estado vizinho, como o Maranhão, ultrapassa os 66 mil habitantes por um museu. Dos instalados no Estado potiguar, apenas dez são de responsabilidade do Governo Federal e outros 23 são de responsabilidade do Governo do Estado e apenas 23 estão sob o comando do governo municipal. Um número pequeno, haja vista a existência de 167 municípios.
Em apenas 32 cidades do RN há um museu, um percentual de apenas 19% das cidades, e Mossoró é uma delas, com a instalação de dois: o Museu Jornalista Lauro da Escócia, administrado pelo Município, e o Museu do Petróleo, de responsabilidade da Petrobras. A proporção da quantidade de museus por habitantes em Mossoró deixa a cidade abaixo da média estadual.
De acordo com o último Censo do IBGE, a cidade tem aproximadamente 250 mil habitantes, o que, dividindo pelos dois centros, ultrapassa e muito os 100 mil habitantes para cada museu. Dos 65 museus mapeados pelo Instituto do Governo Federal, menos da metade estão cadastrados: apenas 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário