Contador

Técnico da Itália é exemplo de postura e caráter (artigos raros no futebol atual)


O blog reproduz abaixo interessante texto do jornalista paulistano Giani Oddi sobre a postura do técnico da seleção da Itália, Cesare Prandelli. Em um universo - o futebolístico - tão marcado por gente sem ética, sem postura e sem noção (Adriano, Ronaldinhos, Robinho, Cristiano Ronaldo, Bechkam, Vieri, Anelka, Domenech, Maradona, Luxemburgo e muitos outros) Prandelli merece registro.

Giani Oddi
http://colunistas.ig.com.br/abolanabota/

A Itália teve seu primeiro tropeço nas Eliminatórias da Euro 2012 no sábado, quando empatou por 0 a 0 com a Irlanda do Norte. Nada grave, tanto que o time de Cesare Prandelli segue na liderança de sua chave, com 7 pontos em 9 disputados. Não só por isso, porém, a imprensa italiana já demonstrou que será generosa com o treinador, eleito duas vezes o melhor técnico do país com a Fiorentina.

Prandelli seduz não só a imprensa, mas os italianos em geral, também por outros motivos, menos profissionais. Porque é do tipo que em 2004, na então grande chance de sua carreira, abriu mão de um contrato milionário com a Roma para passar com sua mulher, então doente, os últimos meses de sua vida (isso deveria ser normal…). Porque é do tipo que tem a gratidão como virtude: quando pode, cita o nome do desconhecido Franco Ferrari, seu professor no curso de técnicos obrigatório do calcio, como responsável por seu sucesso. Porque é do tipo que, por sua honestidade, quase nunca se ouviu críticas nem de seus comandados (algo quase impossível nesse meio). O caráter também ajudou a colocá-lo, entre os técnicos, como um dos maiores ídolos da exigente torcida da Fiorentina (basta sua imagem aparecer no telão de estádio Artemio Franchi que todos se levantam para aplaudir).

Agora, Prandelli diz que sua missão será voltar a unir a Itália em torno da seleção. Ele mostrou ter condições de fazê-lo tecnicamente. Mas também porque os italianos (e a imprensa) o respeitam e adoram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário