Contador

Líder nordestina sobre preconceito na web: "Senti vergonha"

Ana Cláudia Barros - Portal Terra

As manifestações preconceituosas endereçadas aos nordestinos, que foram desencadeadas na internet após a vitória da petista Dilma Rousseff, receberam severas críticas da fundadora do Conselho Estadual da Comunidade Nordestina de São Paulo, Francis Bezerra. Ela conta que sentiu "tristeza" e "vergonha" ao tomar conhecimento das demonstrações explícitas de discriminação por origem, algo, diz Francis, que não é eventual.

- Há pessoas do Sudeste, não são todas, que nos tratam como gente de submundo: São Paulo é primeiro mundo e o Nordeste é submundo.

Para ela, os comentários agressivos propagados, sobretudo, no microblog Twitter, são resultado de uma "ignorância terrível".

- A Dilma foi eleita pela vontade do povo. Não votei nela, mas não é por isso que vou fazer comentário preconceituoso. É o tempo dela e nada acontece sem que Deus queira. O governo Lula é imbatível. Diante de um governo como Lula fez, dificilmente o (José) Serra ou um outro qualquer ganharia. Ele fez um governo para o bem comum do povo. Não é do povo do Nordeste. É o povo em geral. Se ele ampliou o Bolsa Família, se implantou com mais firmeza é porque teve uma visão melhor. É um absurdo. O momento é de apoiar a Dilma, porque é a primeira mulher brasileira presidente. Essa polêmica não vai levar à nada. É coisa de quem não tem o que fazer.

Francis, que é jornalista, fundadora e uma das responsáveis pela Associação dos Nordestinos de São Paulo (Anesp), que dá apoio a migrantes nordestinos no Estado, lamenta o fato de boa parte das manifestações ter sido articulada por jovens.

- São pessoas que não pagam aluguel, não têm compromisso com água, luz, alimentação. Não sabem o que é fome, que é morar na rua. Então, têm tempo para isso. Recebem uma boa mesada e não têm compromisso com o País. Estão completamente fora de sintonia. Vejo com certo pesar. A geração coca-cola passou. Essa geração não é nem coca-cola, nem paz e amor. É uma geração que sequer tem classificação. Uma geração que tem pai e mãe que dão tudo. Essa geração é pobre de espírito, de cultura, de tudo. O Brasil está muito mal preparado para o futuro.

Polêmica

Um dos palcos da polêmica, o Twitter recebeu uma enxurrada de manifestações de preconceito contra nordestinos. Muitos internautas atribuíram ao povo do Nordeste a "culpa" pela vitória de Dilma, argumento que os números da votação desmentiram. Reportagem publicada nesta segunda-feira (1) em Terra Magazine mostrou que a petista venceria, mesmo sem contar com os eleitores daquela região. Se excluísse ainda os votos do Norte, Dilma também sairia vitoriosa.

Como contrapartida às declarações preconceituosas, outro grupo de internautas criou a hashtag #orgulhodesernordestino, que, assim como a que depreciava o povo do Nordeste, apareceu entre os temas mais discutidos do Twitter.

Nota do blogueiro: Reproduzi o texto acima por achar opoertuno o debate e importante a divulgação do fato. Este blogueiro - filho de pai potiguar e mãe carioca - conhece bem esta realidade citada no texto. As partes em negrito são do blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário