Contador

Mauricio Marques, prefeito de Parnamirim: "Sou candidato à reeleição e Agnelo disse que vai me apoiar"


Tendo acabado de sair de uma campanha eleitoral exaustiva (e, no caso dele, vitoriosa para seus candidatos) e não esquecendo de administrar o terceiro município do Estado, o prefeito de Parnamirim Maurício Marques esteve no “Alpendre do PN”, onde concedeu entrevista aos jornalistas Cefas Carvalho e Rômulo Estânrley, e falou sobre campanha, administração, política e, claro, 2012. Confira:

Cefas Carvalho: Prefeito, qual a avaliação que o senhor faz da campanha do ponto de vista dos candidato que receberam o seu apoio?

Maurício Marques – O resultado da eleição foi altamente positivo. Você sabe do sonho do povo parnamirinense em ter alguém na Assembléia Legislativa para defender Parnamirim; defender os projetos de interesse da cidade. Quando nós apoiamos a candidatura de Agnelo Alves, o fizemos dentre certos de que a população nos ouviria, em função do que Agnelo fez pela cidade e em função do que eu estou fazendo como seu sucessor. Então, eu centrei o trabalho na eleição com uma chapa completa, mas tinha alguns nomes que eu perseguia assim, quase como aquele camarada com fome que perseguia um prato de comida, vamos dizer assim. Eram eles: Agnelo, Fátima Bezerra, Carlos Eduardo e Dilma Rousseff. Por que Agnelo? Por toda a sua história, pelo trabalho dele em Parnamirim – o maior prefeito da história da cidade – e porque ele me apoiou. Nada mais justo do que eu retribuir. O povo me ouviu e deu a ele aquela votação extraordinária, sendo hoje ele o nosso representante verdadeiro na Assembléia Legislativa a partir de fevereiro. Por que Dilma Rousseff? Por que nós não temos obras em Parnamirim do Governo do Estado. Nós só temos aqui recursos do município e do Governo Federal. Nós temos aqui a urbanização de Moita Verde, uma obra de 9 milhões e 300 mil, com recursos federais por emenda de Fátima Bezerra.
Nós temos a licitação do teatro, que está sendo concluída agora, R$ 5,5 milhões também de Fátima Bezerra. Nós temos Minha Casa, Minha Vida, que no nosso plano de governo comprometemos fazer em quatro anos 1.200 unidades - nós já estamos com 3.728 em andamentos. Agora um dado importante: Parnamirim, hoje, em função do incentivo fiscal que o prefeito deu, temos 47% da quota do Minha Casa, Minha vida só em Parnamirm. Depois, nós temos assegurados também uma verba de R$ 5 milhões para pavimentar o restante do Parque Industrial, também verba destinada por Fátima Bezerra. Nós temos o IFRN, que a Prefeitura doou o terreno de R$ 960 mil, também foi Fátima Bezerra, o governo Lula e consequentemente Dilma. Então, o voto em Dilma foi importante.
Ela não ganhou em Parnamirim, mas nós já começamos o trabalho e ela vai ganhar em Parnamirim porque o povo sabe reconhecer quem trabalha. Portanto, a votação de Agnelo e Fátima Bezerra eu considero que foi a esperada por nós.

Rômulo Estânrley – Prefeito, qual a avaliação que o senhor faz da votação de Dilma Rousseff em Parnamirim, um dos municípios do Estado onde ela perdeu?
MM – Na verdade, a votação de Dilma aqui não foi a que eu esperava. Eu tinha pesquisas que mostravam que ela ganhava, mesmo por uma margem pequena de votos, mas ganharia. Então, isso foi um alerta para que nós, agora com as pesquisas em mãos, sabendo quais foram os bairros onde ela perdeu, nós temos o discurso para reverter esse quadro. No segundo turno, com certeza, Dilma vai ganhar porque o governo Lula tem muita obra em Parnamirim e teve a participação de Dilma. Nós vamos ganhar a eleição, sim, com Dilma. E vamos ganhar também em Parnamirim.

CC – Prefeito, o senhor concorda que essa votação de Dilma poderia ter sido influenciada pela boataria envolvendo religião e os evangélicos de Parnamirim teriam votado contra?
MM – Uma mentira repetida todo dia, ela acaba se tornando verdade. Agora ninguém nunca apresentou nenhum vídeo ou gravação ela dando aquele depoimento. Na verdade, ela está dando uma demonstração agora nas suas entrevistas que não é aquilo. Inclusive, teve um encontro com evangélicos e foi altamente positivo. Foi uma boataria que até certo ponto teve influência, sim. Agora, ninguém pode tirar o mérito de Marina Silva, que foi responsável direta pelo segundo turno. Agora, boataria tem pernas curtas e agora no segundo turno vai dar Dilma Rousseff.

RE – Prefeito, há quem acredite que eleição em segundo turno para presidente da República o povo vota muito mais influenciado pela Televisão. O senhor acha que isso procede ou pode ser feito um trabalho de base em favor de Dilma Rousseff?
MM – Olha, o fundamental é o trabalho na televisão. Mas, se é feito um trabalho bem feito na televisão e não há um trabalho de base para reforçar o porque da necessidade do voto naquele candidato. Eu sou muito do cumprimento de mão em mão. Nós já começamos esse trabalho aqui, em Parnamirim; fizemos uma reunião com quase 900 pessoas e vamos iniciar a partir de agora um trabalho arrojado para visitar todas as residências de Parnamirm e dizer porque Dilma, principalmente naqueles bairros onde tivemos dificuldades na votação do primeiro turno.

CC – Na sua avaliação, o que é que Parnamirim pode esperar de Agnelo Alves na Assembléia Legislativa.
MM – Primeiro, eu quero dizer que quando fiz a parceria com Agnelo, eu fiz aquilo que um homem sério e leal faz. Dei o apoio total para Agnelo nestas eleições, porque sei que ele vai ser tão bom deputado como foi prefeito. Agora, eu já declarei numa reunião de secretários que sou candidato à reeleição. Estou reafirmando agora. E Agnelo deu uma entrevista em um jornal de Natal dizendo que vai me apoiar na reeleição. Então, o que é que eu espero de Agnelo: primeiro, que ele seja melhor deputado do que prefeito; e em seguida, se eu o apoiei, ele vai me apoiar, ótimo. Mas eu tenho certeza que essa parceria ainda vai fazer muito mais por Parnamirim. Eu acredito e confio em Agnelo Alves como um grande parlamentar do Rio Grande do Norte.

CC – O sistema governista que lhe apóia já assimilou esta sua proposta de disputar a reeleição em 2012?
MM – Na verdade, eu tenho recebido apelos. E por mais de dez vezes Agnelo tem me dito: você tem que ser candidato à reeleição. Então, se o homem que foi o maior prefeito desta cidade me diz isso é porque há um respaldo da população.
Então, eu já comecei a trabalhar. Vou fazer uma reforma administrativa para ajustar a estrutura, para fazer um novo planejamento para melhorar mais a nossa performance. Hoje, nós temos 79% de aprovação; nós temos a melhor saúde do RN; nós estamos construindo muito, vamos inaugurar muitas obras já prontas e vamos construir outras obras. Então, eu estou me preparando como candidato natural à reeleição. Agora, até lá muito coisa pode acontecer, mas eu espero chegar em 2012 como candidato à reeleição como sendo um prefeito que assumiu a prefeitura e cumpriu todos os compromissos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário