Contador

Jean Sartief lança livro de poesia hoje, dia 22, no Buraco da Catita


Costuma-se dizer que a obra fala por si, mas sempre é interessante entender o processo criativo e vivencial do artista. É como se nos fosse revelado um segredo especial. Assim é a leitura da obra de Jean Sartief, no livro “O mar sou eu”, que será lançado hoje, no dia 22, a partir das 19h, no Espaço Cultural Buraco da Catita, na Ribeira.
Sartief parte de uma disposição própria que remete a uma investigação da sua própria história e em relação as pessoas que se relaciona (possível perceber através de dedicatórias de algumas poesias) ou mesmo explicitamente na composição poética. Acrescido a esta busca há o intenso trabalho visual. O livro é um testemunho de imagens pessoais, fotos, desenhos, rabiscos e pequenas materializações que dão um toque diferenciado e caprichado a esta publicação.
Vale lembrar que “O mar sou eu” foi premiado com menção honrosa no Concurso Otoniel Menezes de poesia, em 2008, promovido pela Funcarte. Acredita-se que esta foi a última edição do concurso que foi abandonada pela nova gestão municipal, lástima que é compartilhada pelo autor.
“Um livro não nasce do dia para noite, leva um tempo, é amadurecido e passa por várias fases. Inscrevê-lo no Otoniel Menezes foi importante para eu poder olhar criticamente para ele e realizar algumas intervenções na própria poesia. É uma busca constante, um aprendizado. Pena que existem cada vez menos projetos e concursos voltados para a poesia”, relata. Sartief foi vencedor da primeira edição do concurso Zila Mamede, também foi menção honrosa em três edições do Prêmio Luís Carlos Guimarães, teve uma poesia publicada em coletânea literária na China e participa de outras tantas no Brasil.
Outro diferencial da obra está no formato e na edição numerada e limitada a 300 exemplares que o autor vê também como um momento de experimentação. “Não gosto de repetições, de modelos prontos”.

INFORMAÇÕES

Autor: Jean Sartief
Data: 22 de setembro, quarta-feira
Local: Espaço Cultural Buraco da Catita
Hora: a partir das 19h
Valor do livro: R$ 20,00
Contato: 84 – 8722.9600 - sartief@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário