Contador

“Voto casado” beneficia senadores e inquieta wilmismo


Cefas Carvalho

Se a princípio a estratégia dos senadores (e candidatos a reeleição) Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino (DEM) de pedir o “voto casado” para o Senado parecia arriscada, as últimas pesquisas de opinião pública mostram que, pelo contrário, ela pode estar dando certo. Para desespero da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) que, em entrevista ao PN há duas semanas, disse que não acreditava no “voto casado” de Garibaldi e Agripino. “Vamos ver até quando eles manterão isso”, afirmou.
Contudo, os números da pesquisa Certus (divulgada pelo jornal Tribuna do Norte no dia 10) mostram que a estratégia de “Gari” e Jajá” pode, pelo menos a princípio, ter dado certo. Na pesquisa estimulada (abrangendo os dois votos para o Senado) Garibaldi aparece com 53,74% das intenções de voto. Agripino vem atrás com 50,45% e Wilma apenas em terceiro com 46,59%.
Ainda que a campanha esteja no início e que haja a margem de erro, os números acenderam o sinal de alerta na campanha wilmista. Entre correligionários, há quem defenda que Wilma não faça mais justamente o que ela, em diversas entrevistas, jurou fazer: pregar o voto para ela casado com o do companheiro de chapa, Hugo Manso (PT).
Acontece que a estratégia pode não estar dando certo. Apesar de prestigiado no partido e ex-vereador em Natal, Hugo não tem o peso eleitoral dos ex-governadores Garibaldi e Agripino e é pouco conhecido no interior do Estado. Por isso, wilmistas defendem que na Grande Natal ela deve manter o “casamento de votos” com Hugo, mas, no interior, limitar-se a pedir voto, garantindo um possível segundo voto de eleitores de Garibaldi e Agripino.
Estes dois, por sua vez, colhem, pelo menos por ora, o fruto do “voto casado” e, mais ainda, do casamento do voto de ambos com o voto na candidata ao governo Rosalba Ciarlini (DEM), que lidera com folga todas as pesquisas de opinião pública. Rosalba pede o voto “casado” para ela, Agripino e Garibaldi e a “chapa fechada” beneficia os três. O wilmismo tenta encontrar o antídoto para esta estratégia antes que seja tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário