Contador

Projeto cultural leva voto consciente a jovens


Cidadania e Eleição. Este é o nome de um projeto que vem tentando conscientizar jovens e adultos quanto a importância de se votar com consciência. O coordenador do projeto, pedagogo e funcionário do IBGE Hugo Tavares, explica que o projeto teve como “pai” ainda na década de 70 o Monsenhor Expedito, que fazia cartilhas em verso e prosa para distribuir para a população mais simples sobre como votar e o voto consciente. O lema de Monsenhor Expedito era “Voto não se compra. Consciência não se vende”
“Resgatamos a partir de 2004 na Rádio Comunitária Santa Rita, em Santa Cruz, este projeto com a produção de folhetos de cordel como cartilhas sobre o voto consciente”, afirma Hugo. Com o apoio da professora Sandra Santos, as cartilhas foram trabalhadas em diversas salas de aula no município.
Segundo Hugo, a “experiência foi interessante e decidimos na eleição de 2006 produzir onze cartilhas para trabalho em sala de aula de diversas cidades da região do Trairí, com apoio do Sindicato dos Professores”, lembra. Em 2008, a decisão de aumentar a dimensão do projeto: a produção de 15 mil cartilhas (em folhetos de cordel) e 500 CDs acústicos com canções sobre voto e cidadania.
Hugo explica que o material produzido agora em 2010, também milhares de cartilhas e CDs, não é para venda, mas para doação para quem queira trabalhá-lo em sala de aula, grupos jovens, ONGs, etc.
APOIOS
O material do projeto (CDs e cartilhas) foi viabilizado graças aos apoios de Maré Mansa, Sinte-RN, blog do Wallace, Mega Estúdio, Awa Publicidade, Pereira Material de Construção, Canaã Informática, Esquina Veículos, Gráfica Sul e Blog Oliveira.
Para mais informações sobre o projeto, acesse www.cartilhaeleicao.com.br, hugotavaresdutra@yahoo.com.br ou ligue para 9992-8151.

Nenhum comentário:

Postar um comentário