Contador

Mulheres dominam política mossoroense há quase duas décadas e podem estender poder até 2016



Cefas Carvalho

Tendo uma rica história em pioneirismo feminino, o município de Mossoró vem sendo dominado politicamente pelas mulheres há quase duas décadas, com grandes chances deste domínio ser mantido. Os números e a cronologia confirmam esta afirmação. Desde a eleição de 1996, apenas mulheres são eleitas para a Prefeitura Municipal. Mais que isso: desde 1996, apenas mulheres disputam com chances de ganhar.
Vamos aos fatos: em 1992, Rosalba Ciarlini (que havia sido prefeita entre 1989 e 1992) foi eleita prefeita vencendo Sandra Rosado. Em 1996, Rosalba é reeleita vencendo a então enfermeira Fafá Rosado (apoiada por Sandra). Em 2004, a mesma Fafá é eleita (desta vez, apoiada por Rosalba), sobrepujando Larissa Rosado. Em 2008, um replay: Fafá reeleita vencendo Larissa.
Uma curiosidade: uma mulher foi eleita vice-prefeita de Mossoró em 2008 (a ex-deputada Ruth Ciarlini) e em 2004, outra vice-prefeita eleita: Cláudia Regina, hoje vereadora.
A última vez que um homem administrou Mossoró foi Dix-huit Rosado, vencedor da eleição de 1992 sobre Luiz Pinto. Uma curiosidade: falecendo no meio do mandato, sua vice, Sandra Rosado (mãe de Larissa) assumiu a prefeitura. De 1992 para cá, nenhum homem disputou a Prefeitura com chances reais de vencer ou sequer chegando em segundo lugar.

E em 2012? Com a prefeita Fafá sem poder disputar uma nova reeleição e Rosalba Ciarlini no Governo (caso seja eleita) ou no Senado (caso perca), as favoritas para a eleição passam a ser Sandra Rosado (que tenta a reeleição para a Câmara Federal) e, principalmente, Larissa Rosado (que deve ser reeleita para a Assembléia Legislativa sem problemas). Entre os nomes do rosalbismo, duas mulheres: as já citadas Ruth Ciarlini e Cláudia Regina. Sem nomes fortes masculinos na disputa, existem grandes chances de duas mulheres disputarem a Prefeitura e uma delas vencer, levando a hegemonia feminina na Prefeitura (até 2016) para, no mínimo, 24 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário