Contador

Centro de Turismo se transforma no território livre do folclore


Durante a semana do folclore, o Centro de Turismo de Natal (antiga detenção) irá se transformar no território livre do folclore popular. Isso porque irá receber exposições de pintura Naif, escultura popular, xilogravura e cordel, além de apresentações de artistas e danças populares. A abertura acontece na quinta dia 19, às 21h, no Forró com Turista e as exposições estarão abertas ao público na manhã seguinte, sexta dia 20,a partir das 9h.
A decoração do Centro já será uma atração a parte. Logo na entrada o visitante poderá apreciar a coleção de bonecos João Redondo do acervo pessoal do professor Antônio Marques. No pátio estarão expostos cordéis da Casa do Cordel, sob a coordenação de Abaeté e as xilogravuras de Erick Lima, xilógrafo que vem se destacando na produção do estado.
No primeiro andar do Centro, a Galeria de Arte Antiga e Contemporânea, estará expondo os mestres da arte ingênua e da escultura popular. Nas artes plásticas, a homenagem será a Edilson Araújo, artista nascido em Ouro Branco, no interior do estado, mas que hoje atua em São Paulo, onde vem se destacando, alcançando sucesso e reconhecimento. Ganhando, inclusive, prêmios em diversos certames nacionais. Na escultura será homenageado Chico Santeiro, de Currais Novos. Uma homenagem póstuma, uma vez que ele nos deixou em 2009.
A xilogravura será representada por Erick Lima, jovem cientista social que vem se destacando com uma produção ampla e de qualidade. E o cordelista Abaeté deve se mudar para o pátio do Centro com seu acervo de mais de mil títulos da Casa do Cordel.
A celebração do dia do folclore pelo Centro de Turismo já virou uma tradição. Uma entidade que sempre procura incentivar a produção da arte e do artesanato local sempre se antecipando às instituições oficiais. O próprio forró com Turista é uma iniciativa que visa preservar as tradições nordestinas e o forró pé de serra.
O Centro de Turismo espera receber visitantes de todos os locais do estado, principalmente famílias e grupos de colégios. Haverá barraca de comidas típicas, apresentação de grupos de capoeira, e bandas de música e exposição de livros. (

Programação
20/08 – sexta-feira – a partir das 15h
Pátio do Centro de Turismo
Apresentação: Grupo de Capoeira e Libertação – Natal/RN
Banda de música da Escola Municipal Ferreira Itajubá

21/08 (sábado) - a partir das 15h
Pátio do Centro de Turismo
Apresentação do Pastoril e Boi de Reis do Grupo da Associação Cultural do Bom Pastor

22/08 (domingo) - a partir das 16h
Pátio do Centro de Turismo
Apresentação do Grupo Capoeira e Libertação

De 21 a 31 de agosto, a partir das 10h haverá: barracas com comidas típicas, apresentação do sanfoneiro José Domingos, Exposição de Livros sobre pintura ingênua na galeria de artes (1º andar).
Artesão executando trabalhos em areia colorida.
Sorteio de cortesias do Mariana Badauê, Marazul Turismo e Forró com Turista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário