Contador

A Vingança da Rede Globo e dos canalhas de plantão contra o treinador Dunga



Cefas Carvalho

O título deste artigo parece retirado de um folheto de cordel. Mas, convenhamos, o embate entre o técnico da já eliminada seleção brasileira, Dunga, e a Rede Globo de Televisão pareceu mesmo uma peleja digna da poesia popular. Teve de tudo, um pouco de amor, muito de ódio, indiferença, rancor e, agora, vingança. Covarde e aloprada, como quase toda vingança.
Mesmo cético que sou em relação à raça humana (e ainda mais em relação à Rede Globo) esperei que a emissora se portasse com dignidade após a derrota do Brasil para Holanda. Besteira minha. Quem assistiu ao Esporte Espetacular de domingo viu uma “matéria” que mais parecia um editorial de Marcos Uchôa (mas, certamente com um dedo de Alex Escobar) contra Dunga. Nada contra ser contra Dunga. O técnico pode (e deve) ser criticado. Sempre achei que Felipe Melo não deveria sequer ser convocado (Lucas, Thiago Motta e Hernandes eram minhas preferências) e que ele demora muito para mexer na equipe e quando o faz, mexe mal.
Contudo, uma coisa é discordar do treinador. Outra, é uma campanha orquestrada por motivos obtusos. A esta altura todos sabem da briga de Dunga com Fátima Bernardes e Alex Escolar e etc e tal. Bem, a Globo poderia e pode criticar Dunga ou qualquer outro treinador. Mas, a manipulação de imagens e informações no Esporte Especular foi deprimente.
Primeiro, a “reportagem” questionou os jogadores que estavam na Copa sugerindo (com uma bela edição de lances) que se Ronaldinho (o Gaúcho), Ganso e Neymar estivessem na África do Sul, as coisas seriam diferentes. Depois, mostrou à exaustão Robinho tenso contra a Holanda em contraposição a momentos risonhos do jogador. Truques que qualquer estudante de jornalismo (ou de cinema) sabe fazer. Com a devida edição, pode-se transformar um cabeça de bagre em craque e um Messi em perna de pau. A Globo é mestre em edições desde aquele debate de Collor e Lula em 1989, quando o Jornal Nacional pinçou o melhor do primeiro e o pior do segundo.
Lamentável a postura da Globo, não durante a Copa, quando tentava apenas manter os privilégios que sempre gozou, mas sim agora, tripudiando em cima do desafeto que perdeu com certa bravura e dignidade. AGlobo botou hoje, segunda de manhã, até mesmo Ana Maria Braga para falar mal de Dunga. Nada surpreendente para quem convida para comentar um Brasil x Holanda pelas quartas de final de uma Copa do Mundo, não Zico, Sócrates, Juca Kfouri, Flávio Prado ou José Roberto Torero, mas sim Cláudia Leite e Leila, do vôlei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário