Contador

Número de homicídios diminuiu 24,4% na Grande Natal


O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Sesed), apresentou, na manhã da quarta-feira, dia 14, no Hotel Praiamar, um balanço estatístico com os números da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, especificando a Região Metropolitana de Natal, nos últimos três meses.
Nesse período, o número de homicídios na Grande Natal caiu 24,4% em relação aos mesmos três meses do ano passado. Em termos deste tipo de crime, o RN se coloca na terceira posição de menor incidência de homicídios, por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas dos Estados de Santa Catarina e Piauí. Os dados comprovaram ainda a redução de homicídios e roubos e o aumento na apreensão de drogas e armas na Grande Natal em relação aos meses de abril, maio e junho de 2009.
"Quando assumimos o Governo do Estado, determinamos que a Segurança fosse uma das prioridades. Agora, os números mostram claramente uma melhora e contra números não há argumentos", disse o governador Iberê Ferreira de Souza.

APREENSÕES
De acordo com dados da Secretaria, de 6 abril a 30 de junho foram apreendidas 26,3% mais armas que o mesmo período do ano passado. O mesmo comparativo em apreensão de drogas é ainda maior, 118,8% em relação a 2009. O número de roubos a estabelecimentos comerciais caiu 33,6%; os roubos e furtos de veículos caíram 17,2%; nos roubos a pessoas a queda foi de 28,3%; e nos roubos a ônibus a redução foi 32,9%.
Menor incidência de crimes, menos chamadas para a Polícia Militar. Neste período, as ocorrências assistenciais foram reduzidas em 32,8%, em comparação com o ano anterior. Os encaminhamentos às delegacias e ao plantão caíram 6% e as ocorrências atendidas decresceram 20,9%, se comparado com mesmo período de 2009.
O titular da Secretaria Estadual de Segurança, Cristóvam Praxedes, destacou também que, nos últimos três meses, 995 pessoas foram presas por participações em crimes. Além disso, foram realizadas 21 operações as quais resultaram em 182 prisões por acusações em homicídios, tráfico de drogas, formação de quadrilha, clonagem de cartões de crédito, assalto, receptação e roubos a veículos e cargas.
Um dos destaques mais recentes da atuação da Segurança foi a "Operação Itans", a qual resultou, na semana passada, na prisão de 14 pessoas e na apreensão recorde de 150 quilos de maconha, cinco quilos de crack e três quilos de cocaína pura, além de veículos e materiais usados para o tráfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário