Contador

"Aboio": História que inspirou Brokeback Mountain chega aos palcos paulistanos


São Paulo vai receber no mês de agosto uma versão teatral da história que inspirou o filme "O Segredo de Brokeback Mountain" (foto). A peça "Aboio - Um Conto de Amor", que marca a estreia como escritor do ator e diretor Maurício Lencastree, usou o conto da canadense Annie Proulx para narrar a história de dois vaqueiros brasileiros que há duas décadas vivem uma relação de amor às escondidas.

O espetáculo, adaptado para a realidade conservadora dos homens que lidam com o gado no interior do Brasil, é centrado em um final de tarde fatídico. É neste dia em que um personagens principais, cansado de viver um casamento hétero de fachada, resolve colocar o companheiro contra a parede para definir seus próprios destinos. "Conseguimos sintetizar todos os dramas e sentimentos dos personagens em um começo de noite que selará o futuro dos dois. É tudo muito emocionante", revela Lencastree ao Mix.

O amor dos vaqueiros é representado no palco por uma espiriteira, aquele fogo de acampamento que os dois acendem para fazer um café e que permanece aceso até o fim da história que, como se sabe, não tem nada de feliz. Para se ter uma ideia de sua densidade emocional, a peça é encerrada com um dos rapazes citando o lacônico Fernando Pessoa.

Depois de várias baterias de testes e da grande procura de atores interessados em encarnarem os protagonistas, os escolhidos para viverem os papéis foram Gherardo Geep e M. Stipp. "Teve muita procura, mas era necessário que os atores tivessem muita química entre si", diz o diretor.

Aboio - Um Conto de Amor
De 15 de agosto a 28 de novembro
Museu Brasileiro da Escultura - MuBE
Av. Europa, 218 - São Paulo
Informações: 8077 80 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário