Contador

Evento “Amigos de Iberê” será investigado pela Procuradoria Eleitoral


O evento denominado "Amigos de Iberê", realizado no domingo, 23 de maio, em Parnamirim "Vila da Folia", em Parnamirim o qual reuniu cerca de 13 mil pessoas no ato denominado "Amigos de Iberê", será investigado pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).
A realização da festa em torno do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) - pré-candidato à reeleição - ganhou destaques de ato político com afixação de faixas que caracterizaram aspectos de propaganda eleitoral. Em uma das faixas estava uma alusão às candidaturas da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) ao Senado, de Iberê à reeleição, da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) à presidência da República e de Hugo Manso (PT) ao Senado: "Com esse time quem ganha é você", dizia a frase. Além dessa, de autoria do PT, existiam outras encomendadas pelo PR e PPS.
Dias atrás, a assessoria de imprensa da PRE informou que o procurador regional eleitoral Ronaldo Sérgio Chaves havia determinado a instauração de um procedimento administrativo para investigar o evento realizado em torno do governador Iberê Ferreira de Souza. O objetivo é analisar a possível prática de propaganda eleitoral antecipada ou, ainda, o abuso de poder político e econômico.
Segundo o material enviado à imprensa pela assessoria da PRE, a propaganda eleitoral extemporânea é irregularidade prevista pelo artigo 36 da lei eleitoral (lei 9.504/97), com penalidade de até R$ 25 mil de multa. De acordo com a legislação, tal propaganda somente é permitida a partir de 6 de julho. Já o abuso de poder político e econômico pode ser punido com a decretação da inelegibilidade.
O evento, conforme informações passadas pela assessoria do pré-candidato Iberê Ferreira de Souza, tinha o objetivo de comemorar o restabelecimento da saúde do governador, que se submeteu a um processo cirúrgico para a retirada de tumor maligno no pulmão esquerdo, além de tratamento de radioterapia e quimioterapia.
A conotação política que se vislumbrou com a festa está na estrutura montada para receber eleitores: decoração nas cores do PSB (vermelho e amarelo), etc.

(Com base em reportagem do Jornal de Fato)

Foto: Roberto Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário