Contador

Governador do Rio defende liberação controlada do uso de drogas


Este blogueiro defende há anos a descriminalização das drogas no Brasil, sustentado por dois argumentos: primeiro que a questão das drogas é um problema de saúde pública, não criminal. Segundo, porque não há como a situação ficar pior, em termos de violência, criminalidade e mortes. Claro que o tema é polêmico. Mas, não vale debater o assunto com base nos velhos argumentos idiotas como “com a liberação todo mundo vai se drogar” ou “os jovens vão todos ficar viciados”. Ora, cachaça e cigarro são vendidos em qualquer quiosque ou supermercado e nem por isso toda criança e adolescente é viciada em Pitu ou 51.
Bem, este prólogo nasceu em virtude da seguinte notícia: Em entrevista ao JB – Jornal do Brasil, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral defende uma medida polêmica: a liberação do uso de drogas, desde que com o aval de foros internacionais coordenados pela Organização Mundial de Saúde, para o país não virar uma “Walt Disney da droga”. Para Cabral, “a proibição pela proibição traz uma quantidade de mortes muito maior do que se tivéssemos uma legislação mais inteligente, mais voltada para a vida como ela é”, finaliza.
Lembremos que foi a “Lei seca” americana dos anos 30 que fez brotar a máfia e aumentou a violência de modo gritante nos EUA. Ah, e nunca se bebeu tanto nos states como naquele período.

Um comentário:

  1. Bem eu não sou usuária de nenhum tipo de drogas, porém acho que ele está certo.
    Com a liberação não vai ter mais o tráfico pois a droga poderá ser vendia em comércio assim como os cigarros normais.

    ResponderExcluir