Contador

Betinho pode ter apoio de Fafá e Gustavo ter candidatura abortada


Cefas Carvalho

Quando o sistema governista mossoroense (leia-se prefeita Fafá Rosado e o marido desta, deputado estadual Leonardo Nogueira, ambos do DEM) anunciou que o chefe de gabinete da prefeita, Gustavo Rosado, estava se filiando ao PV e poderia ser candidato a deputado federal, instalou-se um clima de tensão no mundo político de Mossoró. Afinal, o grupo político situacionista já tem um deputado federal, Betinho Rosado (DEM), que lutará pela reeleição em 2010. Além disso, Mossoró tem mais uma representação na Câmara Federal: a deputada Sandra Rosado (PSB).
Fica óbvio, portanto, que o lançamento da pré-candidatura de Gustavo a federal assustou Betinho e Sandra. Afinal, Mossoró e região Oeste não têm eleitorado suficiente para eleger três deputados federais. Situação pior sobraria para Betinho, já que o grupo situacionista teria que se dividir em duas candidaturas a federal. Resumo da ópera: a candidatura de Gustavo poderia significar que nem ele nem Betinho seriam eleitos.
Para "leitores" da política da terra de Santa Luzia, a candidatura de Gustavo seria uma espécie de "recado" para a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), pré-candidata ao Governo do estado e cunhada de Betinho. Analistas mais agressivos assinalaram que Fafá tentava fazer uma “chantagem” política com Rosalba e o mentor político dela, o marido e ex-deputado estadual carlos Augusto Rosado.
MUDANÇAS
Mas, eis que novamente tudo pode ter mudado nas hostes da municipalidade mossoroense. Tudo indica que Fafá e Leonardo vão mesmo apoiar Betinho. Conforme foi divulgado em blogs e na imprensa mossoroense, uma reunião com a cúpula do DEM (e também do PV) teria decidido que a prefeita Fafá e o deputado Leonardo apoiarão em 2010 o nome de Betinho para federal. Gustavo retroagiria da candidatura e o grupo juntaria os cacos para marchar unido na campanha de Rosalba para o Governo e manutenção da cadeira de deputado estadual para Leonardo.

Foto: Canindé Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário