Contador

"Rio, eu te amo" seguirá passos de filme que homenegeia Paris com curtas


Fã confesso do filme “Paris, eu te amo”, que reuniu dezenas de cineastas já consagrados ou em ascensão de todo o mundo para realizarem curtas sobre bairros e localidades da capital francesa, comemorei a notícia de que o Rio de Janeiro vai ganhar projeto semelhante. Os cineastas José Padilha (“Tropa de Elite”) e Fernando Meirelles (“Cidade de Deus” e “Ensaio Sobre a Cegueira”) foram confirmados como os primeiros diretores de “Rio, Eu Te Amo”. Daniela Thomas (Insolação) foi convidada para o projeto, mas ainda não confirmou a participação. Os sete diretores internacionais serão anunciados gradativamente até fevereiro de 2010.
Pesquisando, descobri que o projeto Cities of Love é do produtor francês Emmanuel Benbihy e foi inaugurado justamente com “Paris, Te Amo”, lançado em julho de 2007. O longa trouxe diretores como a espanhola Isabel Coixet (que dirigiu o curta que mais gosto no filme, de um casal que se ama e experimenta uma amarga surpresa), o alemão Tom Tyker (meu segunda curta preferido com a história de amor entre dois jovens, narrado em ritmo de clip),Alfonso Cuarón, Olivier Assays, além dos brasileiros Walter Salles e Daniela Thomas e muitos outros como os irmãos Coen, que, aqui, dirigiram um episódio fraco.
O mais novo filme do projeto, que busca ressaltar o amor dos diretores por uma cidade, é Nova York, Eu Te Amo, que traz Fatih Akin, Natalie Portman, Mira Nair. O filme chegará aos cinemas brasileiros em janeiro de 2010, distribuído pela Califórnia Filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário