Contador

Poesia e lirismo do cinema iraniano domingo á tarde no TCP em exibição do Cineclube Natal


Há filmes que me ganham pelo título. Os franceses são especialistas nisso. Filmes como “Linda demais para você (Trop belle por toi) e “Minhas noites são mais belas que seus dias” (Mes nuits sont plus belles que vos jours). Pois sempre fui apaixonado pelo nome de um filme iraniano que – ainda – não vi: “Tempo de embebedar cavalos”, de Bahman Ghobadi , que o Cineclube Natal vai exibir neste domingo dia 16 no TCP (ao lado da FJA). A entrada é simbólica: 2 reais e o horário é às 17h.
A trama: Numa remota vila curda, localizada na fronteira entre o Iraque e o Irã, vivem cinco crianças órfãs de mãe, responsabilizadas pela perda da mula de um contrabandista. Ayoub (Ayoub Ahmadi) e sua jovem irmã Amaneh (Amaneh Ekhtiar-dini) trabalham em um bazar, a fim de juntarem dinheiro para pagar a mula perdida, ao mesmo tempo que precisam cuidar de Madi, o irmão caçula, que sofre de uma grave doença. Quando o pai deles morre, Ayoub precisa cuidar da família, apesar de sua tenra idade, passando a ajudar os contrabandistas, carregando pesadas cargas pelas montanhas até o Iraque e enfrentando a constante ameaça das minas e emboscadas. Mas quando a saúde de Madi piora, a única solução é uma operação no Iraque, a qual Ayoub não tem condições de pagar. Entretanto, uma possível solução surge quando a irmã mais velha das crianças, Rojin (Rojin Younessi) consegue um casamento arranjado no Iraque, com seu futuro marido se comprometendo a pagar a operação de seu irmão. Mas será que o destino será piedoso como essas crianças?
Para finalizar, o “rilise” do Cineclube Natal avisa: “E para os curiosos, não se preocupem: o título é explicado no filme”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário