Contador

Siciliano do Midway abre exposição de réplicas de caravelas


Réplicas de naus portuguesas serão apresentadas ao público a partir de hoje, terça-feira, a partir das 19h, na Livraria Siciliano do Midway Mall.

O renomado arquiteto João Maurício Fernandes de Miranda, respeitado no meio por obras conhecidíssimas pela população potiguar como o Edifício-sede do DER, a Biblioteca Pública Câmara Cascudo, o Edifício Barão do Rio Branco, o Edifício-sede do TRE e a Capela do Campus Universitário, torna público sua mais nova paixão: as caravelas portuguesas.

Desde que se “aposentou” o arquiteto se dedica com esmero à confecção de réplicas de embarcações antigas. Tudo começou durante uma viagem a Portugal, numa visita ao Museu de Marinha de Lisboa em 1996. Um local que proporciona aos visitantes uma reflexão sobre a ligação entre Portugal e o Mar, os descobrimentos portugueses, e o seu impacto na formação do mundo moderno.

De lá para cá, já se passaram mais de 16 anos dedicados a reprodução em escala de quase uma dezena de caravelas. Um trabalho habilidoso que exige muita técnica e estudo. “Compro as plantas originais das embarcações diretamente do Museu de Marinha de Lisboa, fabrico todo o material utilizado na confecção das caravelas e estudo a história de cada uma delas. As embarcações variam de tamanho e escala. Para compor as maiores chego a passar mais de dois anos trabalhando em sua feitura”, afirma o arquiteto.

A possibilidade de reconstruir parte da história com as próprias mãos encantou o artesão que decidiu tornar público o seu acervo, para tanto está montando com recursos próprios um museu particular, situado à Rua Princesa Isabel, Cento da Cidade que deverá ser inaugurado em breve para visitação, mas o público já poderá ter uma mostra do seu trabalho a partir de manhã na livraria Siciliano do Midway, onde ficará exposta duas dessas raridades.

Paralelo a exposição das caravelas, João Maurício relança seu livro “Evolução Urbana de Natal em 400 Anos” que ressurge no cenário literário para marcar os 410 anos da Cidade. A obra é fruto de uma intensa pesquisa na documentação histórica e na iconografia deixada ao longo dos anos por antigos gestores, engenheiros, arquitetos entre outros, que trataram do desenvolvimento urbano em Natal.


Chegando quase ao final do livro, o autor com a propriedade de quem muito já mostrou serviço, fala a respeito das hipóteses e alternativas para o desenvolvimento urbano da Grande Natal. O que também chama atenção nessa obra é a riqueza das ilustrações nela contida: mapas, manuscritos, plantas, brasões, gravuras e fotografias que reconstroem o passado.

O AUTOR

João Maurício Fernandes de Miranda nasceu em Natal/RN, no ano de 1934. É um dos mais renomados arquitetos do estado, e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Em 1963 fundou o escritório de arquitetura Planarq. É autor de mais de duzentas importantes obras arquitetônicas, dentre elas o Edifício-sede do DER, a Biblioteca Pública Câmara Cascudo, o Edifício Barão do Rio Branco, o Edifício-sede do TRE e a Capela do Campus Universitário. Também participou da implementação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, onde lecionou até 1992. Publicou estudos sobre o Desenvolvimento Integrado para os Municípios de Ceará - Mirim e Assu. Lançou dois livros: “380 anos de História Foto-Gráfica da Cidade de Natal – 1599/1979”, pela editora Universitária e “Evolução Urbana de Natal em 400 Anos – 1599/1999”, pela Coleção Natal 400 anos, do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário