Contador

Servidores municipais podem fazer greve em Parnamirim

Os servidores municipais de Parnamirim entraram em processo de mobilização da categoria desde o último dia 16 de março. A mobilização objetiva a realização de uma assembléia geral nesta segunda-feira, dia 30, em dois turnos, pela manhã ás 10h e à tarde ás 16h na sede própria do sindicato, no bairro de Vale do Sol, para tirar indicativo de greve da categoria. Jocelin de Lima Bezerra (Celino), presidente do Sinteserp (Sindicado dos Servidores Públicos de Parnamirim), diz que “os trabalhadores parnamirinenses têm variáveis razões para emplacar uma greve geral”.
Ele justifica que, além das perdas salariais de todas as categorias que chega a 21%, há direitos como Vale Transporte, Plano de Cargos, piso salarial e democratização das direções de escolas e postos de saúde. “A direção do Sinteserp conclama a categoria para a assembléia geral neste dia 30 de março, que aprovará um indicativo de greve para abril”, afirmou.
Celino Bezerra destaca que “entre a sobrevivência do trabalho perante a crise do capital, a lógica dos capitalistas, das elites dirigentes, da burguesia e dos governadores e prefeitos que se aproveitam da tal crise, para justificar a ausência da equiparação salarial e direitos trabalhistas”. E prossegue: “O resultado da crise está sobrando para os trabalhadores, já que os governantes burlam justificativas para não equiparar os salários diante da perda do poder de compra do trabalhador assalariado”.
O sindicalista lembra que, segundo o Dieese, os trabalhadores com família e renda de R$ 377,00 tiveram uma perda anual no custo de vida de 6,73% direto no salário no ano de 2008. “Desde o plano REAL os trabalhadores tiveram uma perda de 200%, o trabalhador que ganhava 500 reais em 1994, equivalia 7,7 salários mínimos, hoje 500 reais equivale a 1,3 do mínimo atual. Em Parnamirim, a situação não é diferente e só resta aos trabalhadores o protesto”, concluiu.
Ainda, segundo Celino Bezerra, o Sintserp ganhou mais uma ação na justiça contra a Prefeitura de Parnamirim com relação ao processo do Vale Transporte, mas a nova administração recorreu da decisão à justiça de segunda instância. “Estamos esperando a resolução da instância superior e confiantes de que venceremos essa batalha. É por esta e por outras razões que estamos mobilizando a categoria para tirar indicativo de greve nesta assembléia do dia 30 de março”, concluiu.

8 comentários:

  1. Parabéns pela inciativa de noticiar a greve na educação, vamos esclarecer a população que escola não é só fachada, e desmistificar o mito da educação dourada de Parnamirim, muito direitos garantidos por lei não estão sendo cumpridos como vale transporte, piso salarial, plano de cargo e salário, a lei do estagiário entre outros. Precisamos passar essa informação para população!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela inciativa de noticiar a greve na educação, vamos esclarecer a população que escola não é só fachada, e desmistificar o mito da educação dourada de Parnamirim, muito direitos garantidos por lei não estão sendo cumpridos como vale transporte, piso salarial, plano de cargo e salário, a lei do estagiário entre outros. Precisamos passar essa informação para população!!

    ResponderExcluir
  3. Está para acontecer mais uma irregularidade da Prefeitura Municipal de Parnamirim RN, a SEMEC estará promovendo a semana pedagógica ded 08/02 a 12/02/2010, resaltamos que muitos professores só ficaram de férias agora final de janeiro, e com isso não cumprindo o direito legal de repouso 30 dias para cada ano trabalhado, isso deverá ser motivo de denuncia ao Ministério do Trabalho. Cabe ao orgão que defende a classe fazê-la urgente.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da ênfase ao direito que cada servidor tem para cada ano trabalhado ter o seu descanço, mas lembro também que até a presente data o rateio do FUNDEF, não foi realizado e que nas escolas não se tem papel, toner... para o professor trabalhar essa gestão está sendo uma das piores que já presenciei. Que o olhar crítico desse jornalista alerte para essas questões aqui citadas como sendo a ponta de algumas questões da má gestão.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Cefas!!! obrigado pelo apoio e pela coragem de levar o que acontece para que o povo de Parnamirim tenha conhecimento da verdadeira realidade da educação em Parnamirim. Valeu!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Desconheço a existência de algum município do Brasil(Com a exceção de Parnamirim)que os funcionários não recebam vale transporte para se deslocarem ao seu trabalho. Acorda minha gente!!! Vamos a luta!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. gostria de saber quando vamos ter direito a nossa insalubridade.

    ResponderExcluir
  8. eu gostaria de saber quando vão pagar os professores pra folta as aulas de quase todas as escolas de parnamirim...
    eu sou uma estudante de uma escola do municipil que esta em greve... gostaria de saber disso

    ResponderExcluir